A palava de Aprendiz
Irm Jorge Adoum
São Paulo
O homem que se dedica ao reconhecimento do mais profundo das coisas, não necessita de nenhum mestre.
Jorge Adoum
Tendo sido consagrado Aprendiz maçom, o neófito esta em condições de receber a palavra e o modo de o fazer.
A Palavra Sagrada dada pelo Venerável Mestre, que se assenta no Oriente, simboliza a Palavra Sagrada dada individualmente a cada um de nós pelo Espírito da Verdade, pelo intimo Eu Sou , que igualmente se senta e mora no Oriente, origem de nosso ser.
Também representa a instrução verbal que se dá na Loja (ou lugar onde se manifesta o Logos ou Palavra) e que sempre deve partir do Oriente para ser efetiva, isto é, do que cada um pode pensar individualmente de mais nobre e elevado. Deve ser luz inspiradora e vida como a luz do Sol, que sai do Oriente.
À semelhança da Palavra Sagrada que se formula ao ouvido, letra por letra, assim deve dar-se a instrução hermética. Dá-se a cada qual um primeiro rudimento, a primeira letra da Verdade para que, meditando-a e estudando-a, chegue por seu próprio esforço a conhecer e formular a segunda, que o tornará digno de receber útil e proveitosamente a terceira. Desse modo foi e tem sido comunicada a Doutrina Iniciática em todos os tempos, sendo o simbolismo maçônico a primeira letra da mística palavra sagrada da Verdade.
A Palavra Sagrada que se dá ao novo iniciado é o símbolo daquela instrução sobre os princípios da Verdade que cada Aprendiz tem o direito de conhecer, ensinados pelos irmãos mais adiantados no caminho. A Palavra Sagrada que se dá ao ouvido, ou secretamente, é o saber verdadeiro que o iniciado recebe do seu interior. É o exercício que o torna apto para o Magistério da verdade e da virtude. Esta instrução não depende do que recebe senão do que encontra e assimila por si mesmo com seus próprios esforços, isto é, com o uso correto que faz da primeira regra recebida, meio de chegar diretamente à verdade.
Nisso consiste a instrução