A outra história americana - resumo
O filme “A outra história americana”, dirigido por Tony Kaye e escrito por David McKenna, lançado em 1999, aborda a temática do pré-conceito para com os negros, motivado por um sentimento de ódio, tendo como protagonista o ator Edward Norton, que no drama é o personagem Derek. Boa parte do filme é narrada pelo relatório de Danny, trabalho solicitado pelo colégio.
Motivado por um sentimento de ódio para com os negros, cativado após a morte do seu pai,em um bairro negro, Derek torna-se líder de um grupo, Skinhead, que prega o preconceito com os negros, imigrantes etc.Derek se torna um líder carismático, a mando de chefes de organizações neonazistas. Mas, após uma tentativa de roubo ao seu carro, Derek mata dois negros com requintes de crueldade, o que o leva a ser condenado, com a pena de três anos.
Na cadeia, Derek conhece e frequenta reuniões de grupos neonazistas, porém, ao descobrir a verdadeira ideologia desses tais grupos se afasta dos mesmo e expõe seus pensamentos a respeito, contudo, mediante a sua resistência, ele foi violentado sexualmente e vai parar no hospital, onde recebe uma visita, de seu antigo professor, que o influencia mais ainda a mudar de vida através da seguinte reflexão “Alguma coisa que eu fiz tornou a minha vida melhor?”. Além do seu professor, sua mãe também foi visita-lo, deixando o recado de que seu irmão, Danny, estava trilhando o mesmo caminho. Passado três anos da sua prisão, Derek foi solto, com o pensamento transformado, determinado a sair da vida da violência, ira, revolta. Conversa com o chefe, que financiava a sua liderança dos grupos os quais antes fazia parte e avisa que sairá dessa vida de agressividade, além de alerta-lo para que fique longe do seu irmão mais novo. Sua missão mais complicada é afastar seu irmão da vida que anteriormente o próprio Derek levava.Apesar de ter conseguido o convecer, o ato foi muito tardio, Danny já estava totalmente “comprometido”, e, portanto, foi