A origem dos dragoes
Dragões ou dragos (do grego drákon, δράκων) são criaturas presentes na mitologia dos mais diversos povos e civilizações. São representados como animais de grandes dimensões, normalmente de aspecto reptiliano (semelhantes a imensos lagartos ou serpentes), muitas vezes com asas, plumas, poderes mágicos ou hálito de fogo. A palavra dragão é originária do termo grego drakôn, usado para definir grandes serpentes.
Em vários mitos eles são apresentados literalmente como grandes serpentes, como eram inclusive a maioria dos primeiros dragões mitológicos, e em suas formações quiméricas mais comuns. A variedade de dragões existentes em histórias e mitos é enorme, abrangendo criaturas bem mais diversificadas. Apesar de serem presença comum no folclore de povos tão distantes como chineses ou europeus, os dragões assumem, em cada cultura, uma função e uma simbologia diferentes, podendo ser fontes sobrenaturais de sabedoria e força, ou simplesmente feras destruidoras.
Índice [esconder]
1 Origem dos mitos
2 Dragões para a mitologia
2.1 Dragões ao redor do mundo
2.2 Dragões no Médio Oriente
2.3 Dragões na Mesopotâmia
2.4 Dragões nas lendas orientais
2.4.1 Dragões na Bíblia
2.5 Dragões na América pré-colombiana
2.6 Dragões nas lendas européias
2.7 Dragões na alquimia
3 Dragões na cultura moderna
4 O sopro de fogo
5 Dragões para a biologia
6 Símbolo
7 Dragões na Literatura
7.1 Ciclo da Herança
8 Bibliografia
9 Ver também
10 Ligações externas
[editar]Origem dos mitos
Os Dragões talvez sejam uma das primeiras manifestações culturais ou mito criados pela humanidade.
Muito se discute a respeito do que poderia ter dado origem aos mitos sobre dragões em diversos lugares do mundo. Em geral, acredita-se que possam ter surgido da observação pelos povos antigos de fósseis de dinossauros e outras grandes criaturas, como baleias, crocodilos ou rinocerontes, tomados por eles como ossos de dragões.
Por terem formas