A origem do urbanismo
Urbanismo é uma atividade técnica relacionadas com o estudo, controle e planejamento da cidade. Porem, sua definição varia de acordo com a época e o lugar, mas costuma-se diferenciá-lo da simples ação de urbanização por parte do homem, de forma a que o urbanismo esteja associado à ideia de que as cidades são objetos a serem estudados, mais do que simplesmente trabalhados. Esse conceito surgiu aproximadamente depois da revolução industrial, pois existia a necessidade de encontrar soluções para arrumar o estado de caos em que se encontravam as cidades na época.
O urbanismo se refere a uma linha de construção urbana mesmo que não esteja planificada. Em geral o urbanismo é a ciência que se ocupa da organização de um espaço urbano acompanhando seu desenvolvimento com o objetivo de buscar a melhor localização para as ruas, para os edifícios, as instalações públicas de maneira que a população que viva nestes espaços encontre um lugar agradável e com adequadas condições para viver. Em resumo, o urbanismo estuda as formas de apresentação do espaço urbano e procura caminhos para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos através das diversas transformações que pode oferecer a determinado espaço.
A palavra urbanismo deriva-se dos estudos do engenheiro catalão Ildefonso Cerdá, que foi responsável na década de 1850 pelo projeto de ampliação de Barcelona. Apesar de jamais ter usado o termo urbanismo, Cerdà cunhou o termo urbe para designar de modo geral os diferentes tipos de assentamento humano e o termo urbanização designando a ação sobre a urbe. Destes termos muito próximos surgirá o nome urbanismo no início do século XX. Cerdà publicou variados estudos sobre as cidades de Barcelona e Madri, que explicavam sobre os mais diversos aspectos da cidade indo desde questões técnicas (como a análise da rua e seus sistemas de infraestrutura) até questões teóricas e territoriais.
Desde a época da Revolução Industrial, as atividades industriais provocam