Cianobacteria
Características Gerais
As algas azuis, algas cianofíceas ou cianobactérias, não podem ser consideradas nem como algas e nem como bactérias comuns e fazem parte do reino Monera. São microorganismos com características celulares procariontes. são bactérias fotossintetizantes. Já foram catalogadas cerca de 150 gêneros de cianobactérias e, aproximadamente, 1500 espécies. Grande parte das espécies vive em águas marinhas, de lagos, rios e solos úmidos. O acúmulo de matéria orgânica nestes ambientes favorecem o surgimento e desenvolvimento das cianobactérias. Suas principais caracteristicas são:
Encontradas em diversos formatos: bastonetes, esferas e filamentos;
Realizam fotossíntese aeróbica (usam a água como doador de elétrons e liberam oxigênio). São autotróficos, já que a fotossíntese é a principal forma de obtenção de energia.
Medem apenas alguns micrômetros, ou seja, podem ser vistas somente com a ajuda de microscópios
Grande parte das espécies (não coloniais) possui reprodução assexuada.
Não possuem membrana nuclear.
Podem ser encontradas no formato unicelular, em colônias de cianobactérias unicelulares ou apresentam organização em forma de filamentos.
Importância em resíduos sólidos. As cianobactérias são de grande importância no ciclo do nitrogênio. Sendo 79% do ar atmosférico composto por nitrogênio, e o mesmo sendo um dos macro nutrientes essenciais às matérias orgânicas. Mas o nitrogênio não é absorvido pelas materiais orgânicas diretamente, mas sim por meio das cianobactérias que realizam por meio de sua fotossíntese um processo de fixação de nitrogênio nessas matérias orgânicas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO CAMPUS – PETROLINA
CIANOBACTÉRIAS
Alunos: Kauê Vasconcelos; Matheus Evangelista
Turma: 3º Química
Disciplina: Biologia III
Petrolina – PE