a origem do shofar
Shôphar, shopar. Trombeta, chifre de carneiro. Vocábulo empregado 72 vezes. A palavra é cognata (palavras que provêm de uma raiz comum) do acadiano shapparu, "ovelha selvagem", e do árabe sawâfirun, "chifres de carneiro". No AT sempre se designa o instrumento musical curvo feito de chifre de carneiro. A palavra usual para indicar o chifre de um animal é qeren. Esta é usada apenas uma vez em referência a instrumento musical. A palavra yôbel significa basicamente "carneiro" (como também em fenício e árabe), mas no AT designa um instrumento, sendo também, o nome do ano cujo início era assinalado por esse instrumento, o ano de jubileu. Aparentemente as palavras yôbel e shôphar são permutáveis (cf, e.g., Ex:19.13,16; Js:6.45). Outra palavra que significa "trombeta" é hatsot râ. Este último instrumento é um tubo reto, freqüentemente feito de metal.
Os toques do Shofar:
· TEKIÁ - O primeiro toque é o TEKIÁ, que se caracteriza pela emissão de uma nota longa que anuncia a Majestade do Senhor e Rei de Israel, que tem dado a promessa do Reino e sua recompensa aos justos.
TEKIÁ: TuUUUUUUUUU'U, tocado por não menos de 9 segundos e não mais de 18 segundos e num só fôlego.
· TERUAH - É o segundo toque do SHOFAR. Uma combinação de nove sons curtos que convoca-nos a despertar do sono e leva-nos a uma reflexão profunda sobre nossas vidas diante do Senhor. TERUAH é como uma voz que nos convida a analisarmos retrospectivamente e ver como estamos em nossa relação com Yeshua e com nosso próximo.
TERUAH : "Tu, tu, tu, tu, tu, tu, tu, tu, tu" tocado por 9 pequenos sons de uma duração de 1 segundo cada e que deve ser tocado de um fôlego só.
· SHEVARIM - Este terceiro toque do SHOFAR. o SHEVARIM, é uma série média de três sons que, colocados entre os dois primeiros; expressam o gozo interior em meio as aflições do mundo, confiados que finalmente o Reino dos céus será implantando em toda a terra. Quando SHEVARIM é tocado, afirmamos