A origem do atomo
ENGENHARIA MECANICA
A ORIGEM DO ATOMO
Química Geral
Joinville
2013
INTRODUÇÃO
É de extrema importância para um futuro profissional de química o conhecimento dos modelos atômicos criados pelo homem no decorrer da história da química para podermos compreender a evolução desta ciência com melhor clareza e profundidade, pois para Bosquilha (2003) “toda a história da química está baseada no átomo”.
É indiscutível a contribuição que a química trouxe para a humanidade através do estudo do átomo, novos materiais e medicamentos foram criados, a qualidade de vidas das pessoas foi melhorada e embora existam muitos problemas ainda a serem enfrentados vivemos em muito químico.
Demócrito
Demócrito (c. 460 – 370 a. C.) era natural da cidade portuária de Abdera, na costa norte do mar Egeu.
Considerado o último grande filósofo da natureza, Demócrito concordava com seus antecessores num ponto: as transformações que se podiam observar na natureza não significavam que algo realmente se transformava. Ele presumiu, então, que todas as coisas eram constituídas por uma infinidade de partículas minúsculas, invisíveis, cada uma delas sendo eterna e imutável. A estas unidades mínimas Demócrito deu o nome de átomos (que em grego significa “a” negação e “tomo”, divisível. Átomo = Indivisível).
Fontes:
Nicola, Ubaldo. Antologia Ilustrada de Filosofia: Das origens à idade moderna. São Paulo: Editora Globo, 2005.
L. Boutier, "El Atomismo Griego", Editorial Nova, Buenos Aires (1936)
P. F. Schurmann, "História de la Física", Editorial Nova, Buenos Aires, Vol. I e Vol. II .
John Dalton (1766- 1844)
Químico e físico inglês, fundador da teoria atômica moderna .
Para John Dalton, a teoria de Leucipo e Demócrito era bastante coerente. Segundo este modelo, os átomos eram as menores partículas possíveis, assumiam formas esféricas