Origem do Atomos
Introdução
Número quântico principal, n
Número quântico de momento angular, l
Número quântico magnético, ml
Número quântico de spin, ms
Distribuição eletrônica no estado fundamental
Princípio da exclusão de Pauli
Diamagnetismo e Paramagnetismo
Regra de Hund
Tutorial de distribuição eletrônica
Resumo
Referências
Introdução
Existem quatro números quânticos:
número quântico principal;
número quântico de momento angular ou azimutal;
número quântico magnético
número quântico de spin
Estes quatro números quânticos, além de se complementarem, nos permitem fazer uma descrição completa dos elétrons nos átomos, pois eles dizem o nível principal de energia do elétron, o subnível de energia, a orientação espacial da nuvem eletrônica e a orientação do próprio elétron na nuvem. Cada combinação dos quatro números quânticos é única para um elétron.
Os primeiros três números quânticos são usados para descrever orbitais atômicos e a caracterização dos elétrons que neles se encontram. O quarto número quântico, número quântico de spin, é utilizado na descrição do comportamento específico de cada elétron. Assim, qualquer par de elétrons pode ter até três números quânticos iguais sendo que, neste caso, necessariamente, o quarto número quântico deverá ser diferente, ou seja, este par de elétrons estará ocupando o mesmo orbital sendo que os elétrons apresentam spins opostos.
Número quântico principal, n
Este número foi introduzido no terceiro postulado da teoria atômica de Niels Böhr, representando aproximadamente a distância do elétron ao núcleo. Indicando que as órbitas possíveis são aquelas em que o elétron possuí um momento angular múltiplo inteiro de h/2π, isto implica que o elétron não pode estar a qualquer distância do núcleo, mas somente em poucas regiões,