A origem das espécies
A Origem das Espécies, do naturalista britânico Charles Darwin, é um dos livros mais importantes da história da ciência, onde foi apresentado a Teoria da Evolução (hoje é a base de toda a biologia moderna).
Neste livro, Darwin apresenta evidências abundantes da evolução das espécies, mostrando que a diversidade biológica é o resultado de um processo de descendência com modificação, onde os organismos vivos se adaptam gradualmente através da selecção natural e as espécies se ramificam sucessivamente a partir de formas antepassadas.
Darwin começa por falar da importância da sua viagem ao redor do mundo a bordo do navio HMS Beagle, principalmente nas suas observações sobre a distribuição das espécies na América do Sul e as relações geológicas dos habitantes actuais e passados desse continente.
No seu livro, Darwin faz inúmeras objecções e nomeia variadas circunstâncias favoráveis à teoria da Selecção Natural.
Como principal objecção Darwin aponta a dificuldade em explicar como órgãos e instintos complexos poderiam ter sido produzidos pelo processo de selecção natural. Em resposta, ele sugere que essa dificuldade pode ser superada se se assumir que todos os órgãos e instintos são passíveis de modificações e há uma luta pela sobrevivência onde o vencedor preserva as melhores modificações. Apesar de admitir que seria difícil prever quais foram as progressões que ocorreram