A origem da dança no brasil
Antes de falar sobre danças regionais brasileiras e outras manifestações, faz-se necessário explicar o folclore, termo criado em 1846, pelo arqueólogo inglês William Thomas que significa saber popular.
Origens da dança folclórica brasileira É relativamente recente, resultando do encontro de tradições culturais diversas principalmente as de influência europeia, africana e nativa. A influência indígena e negra aumenta ou diminui, conforme a região e, por isso, apresenta uma grande diversificação regional.
O papel da Igreja Católica A Igreja Católica desempenhou importante papel no processo de formação de um folclore brasileiro, criando acompanhamentos religiosos de contos, músicas e danças indígenas que acabaram se desligando da Igreja e até hoje persistem criando cortejos com dança e representações de vários tipos como: a congada, o reisado, maracatu, bumba-meu-boi, samba de roda, frevo, candomblé, afoxé, caboclinho, maculelê, capoeira, maxixe, samba, xaxado, fandango, carimbo e danças indígenas.
As principais danças do Brasil
A Congada As dança dos congos foi trazida pelos escravos negros e usada pelos jesuítas para sublimar o instinto guerreiro do negro, criando uma luta irreal entre cristãos e pagãos.
O Reisado
É muito comum no Nordeste (Recife, Bahia, ainda no Rio de janeiro), reúne canto, danças e declarações. É realizada no período entre as festas de Natal à Dia de Reis.
O Maracatu
Nasceu em Recife sendo inicialmente um cortejo para louvar Nossa Senhora dos Negros. Os diversos grupos eram liderados por estandartes apresentando figuras de animais. Essa representação deve estar ligada à origem totêmica de tribos africanas, sendo sua origem sudanesa.
Chegada dos caboclos
A Igreja Matriz de Parangaba, distrito de Fortaleza, construída no início do século XIX, ainda hoje cuida por realizar, próximo a comemoração do Natal, a festa da “Chegada dos caboclos”. Trata-se de uma peregrinação,