Trabalho de Português e Artes- A história da dança no Brasil
Douglas Keiller Hubert nº07 2ºano D
Murilo Cardoso nº 27
A História da Dança no Brasil
A dança é a arte de se expressar através do corpo utilizando-se de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria. Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do que se ouve e até mesmo sem ele.
A dança surgiu na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Em seguida foram acrescentando intensidades diferentes a estes sons, descobrindo assim outros ritmos. As danças em grupo surgiram inicialmente através de rituais religiosos, quando em agradecimentos ou pedidos aos deuses.
Depois passaram a aparecer nas comemorações aos jogos olímpicos, nas comemorações sociais, em festas da nobreza e também como recreação. A dança foi se transformando em uma atividade social, acessível a todos, criando a partir dessa situação, as danças populares, como por exemplo, a Dança de Salão. Desde 1982, no dia 29 de abril, comemora-se o Dia Internacional da Dança, instituído pela UNESCO em homenagem ao criador do balé moderno Jean-Georges Noverre. As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira. Muitos são os derivados dessas danças, que recebem influências principalmente africanas, árabes, europeias e indígenas. E ainda tem espaço para as danças folclóricas e tradicionais que vão de acordo com cada região e localidade no Brasil como forró, axé, entre outras. No Brasil também há danças mais modernas como o funk, por exemplo, e de influências estrangeiras como rock, pop, pop rock, heavy metal são muitas porque uma simples variação de ritmo pode mudar a o título do estilo.
Origem e descendência dos Ritmos:
BOLERO - Origem africana - descendência Cubana.
MERENGUE - Origem e descendência caribenha.
MAMBO - Origem Africana -