A Orienta O Profissional Como Pr Tica Do Orientador Educacional
Roberta Abrantes Gonçalves Gomes
O presente artigo tem por objetivo analisar a importância do trabalho do orientador educacional na instituição escolar com vistas à prática da orientação profissional, ou seja, em que pode a práxis de um orientador educacional influenciar na escolha profissional consciente. Para a concretização desta análise foi conceituado um panorama histórico da orientação profissional, apontando a prática do orientador educacional junto à mesma e apresentando as influências externas e internas no processo da escolha profissional por parte do educando. Esta pesquisa mostrou que o Orientador educacional auxilia e informa o educando por meio da gestão do conhecimento, do mapeamento de competências e ao autoconhecimento garantindo, assim, um melhor direcionamento para a escolha eficaz da sua carreira profissional.
Palavras-chave: Orientador educacional, prática educacional, orientação profissional.
INTRODUÇÃO
A adolescência é um período de transição entre a vida adulta e a infância, uma fase de grandes mudanças e desafios para o jovem, no qual o mesmo deverá se enquadrar em uma sociedade, escolhendo uma profissão a ser seguida. Leal (2010) destaca que devido à inexperiência colocam essa matéria de vida em eterno stand by, visivelmente invertendo prioridades, deixando a família desesperada e, diversas vezes, pressionada a tentar resolver a delicada questão da escolha profissional de seus filhos.
A maioria dos jovens vive de sonhos e fantasias mas, com a interação com a realidade mundana, acabam conhecendo suas próprias identidades e, por conseguinte, surge a necessidade de escolher sua profissão de acordo com o seu contexto socioeconômico e cultural, levando esses jovens a ter em mente seus interesses, gostos, habilidades, competências e o conhecimento de suas realidades (econômica, cultural e financeira), para que num futuro próximo consiga ser um profissional de sucesso. Figueiredo