A ORGANIZAÇÃO COMO UM AMBIENTE VIVO: A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES HUMANAS NO AMBIENTE DE TRABALHO
1 INTRODUÇÃO 3
2 A ORGANIZAÇÃO COMO UM AMBIENTE VIVO: A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES HUMANAS NO AMBIENTE DE TRABALHO 4
3 ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 11
1.1 GRÁFICO 1 11
4 CONCLUSÃO 12 REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo propiciar a aplicação prática dos conteúdos estudados na disciplina Fundamentos da Administração, por intermédio da apresentação de estudo sobre um caso hipotético, trazido pelo texto “Gentileza ou assédio: conflitos de gênero e raça nas relações de trabalho” (DAMASCENO, 2011).
A análise versa sobre o tema “A organização como um ambiente vivo: a influência das relações humanas no ambiente de trabalho”, partindo da descrição e qualificação dos personagens e da identificação do conflito instalado em seu ambiente de trabalho, que envolve as questões de gênero e raça e expõe os limites entre a gentileza e o assédio, conforme apresentado no texto.
Com base na situação fática vivenciada no texto de referência, também são abordados os conceitos ligados aos temas Liderança, Diversidade da força de trabalho, Ética, Cultura e Clima Organizacional, e Mulher e Economia, bem como é exposto o ponto de vista do autor nas discussões propostas para cada um dos assuntos tratados, tendo como sustentáculo os conhecimentos apreendidos na referida disciplina.
2 A ORGANIZAÇÃO COMO UM AMBIENTE VIVO: A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES HUMANAS NO AMBIENTE DE TRABALHO
O caso sob análise tem como cenário a área de Orçamentos, Finanças e Contadoria do Departamento de Projetos do Ministério de Políticas Estratégicas, tendo como personagens principais Fernando, Carla e Ricardo.
Fernando é o chefe titular, responsável, pontual e comprometido com as metas do setor. Todavia, por motivos de saúde, deverá se afastar de suas funções por um período demorado. Apresenta-se preocupado em deixar o