A ORGANIZAÇÃO COMO UM AMBIENTE VIVO: A influência das relações humanas no ambiente de trabalho
A Professora Giane Chinaglia, minha orientadora que acompanhou e me ajudou nas dúvidas.
Ao Prof. Douglas E. Queiroz, que mesmo por pouco contato que tivemos me orientou no início desta atividade.
Aos professores que contribuíram o meu muito obrigado, o caminho ainda é longo, mas com o apoio de vocês será mais fácil à caminhada.
Assédio Moral- “Uma palavra contundente é algo que pode matar ou humilhar, sem que sujem as mãos.”.
Pierre Deproges.
PINHEIRO, Maria da Glória. A ORGANIZAÇÃO COMO UM AMBIENTE VIVO: A influência das relações humanas no ambiente do trabalho. 2013. 15 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso de Gestão Pública– Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Belo Horizonte, 2013.
RESUMO
Em um novo ambiente de trabalho, forjado pela globalização e a modernização, indústrias e empresas vêm cada vez mais forçando o seu ritmo de trabalho na luta pelo lucro. A organização do trabalho com a sua estruturação hierárquica, divisão de tarefas, jornadas de trabalho em turnos, ritmos, intensidade, monotonia, repetitividade e responsabilidade excessiva são fatores que contribuem para desencadear uma série de distúrbios ao trabalhador, sejam elas físicas ou psíquicas. Vem se criando uma “cultura” de gestão em que praticamente se estabelece um “vale tudo” nas relações de trabalho, entre chefias e subordinados e entre os próprios colegas. As consequências do assédio moral na vida do trabalhador são avassaladoras, o que tem incentivado a produção de muitas publicações e estudos a respeito do tema. Além disso, há diversas iniciativas jurídicas e a criação de jurisprudência, fomentando o debate na sociedade.