A Ordem do Discurso Michel Foucault
CENTRO DE EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS
ALUNA: Renata Damasio Costa
PROFESSORA: FLAVIA FERREIRA DA SILVA
Disciplina: INTRODUÇÃO ÁS TEORIAS DO DISCURSO
São Cristovão – Sergipe 2013
A Ordem do discurso
Michel Foucault
A “Ordem do Discurso” de Michel Foucault, e respectivo a aula inaugural proferida pelo autor no collége de France em 2 de dezembro de 1970.Apresentava seus métodos de trabalhos, onde orientava as tarefas dele na disciplina, ele falava que o discurso e socialmente construído e socialmente legitimado.O discurso é aquilo pelo que se luta é o poder pelo qual nos queremos nos apoderar.(p.10)
Existiam três grandes sistemas de exclusão, atingia o discurso, a palavra proibida a segregação da loucura e a vontade de verdade. Segundo Foucault Discurso é igual a poder: todos querem ter domínio do discurso e dominar o discurso do outro. Isso pode ser pensado em âmbito político. Controlar e delimitar o discurso do adversário é crucial para conseguir e se manter no poder.
Apresentava processos que agia sobre o sujeito, o sujeito que profere o discurso, objetivo de determinar condições para o discurso, e impor regras dos indivíduos que os produzem e limita o acaso ao seu conteúdo. Existiam procedimentos internos que são os discursos, pois ele mesmo exercia seu próprio controle. Foucault promove uma discussão sobre o fato de que os discursos sofrem influências de regras sociais, institucionais e detentoras de saber que, por sua vez, garantem aos discursos, o poder de ser aceito como verdadeiro.
Diante dessas reflexões, Foucault declara que “o discurso verdadeiro, que a necessidade de sua forma liberta do desejo e libera do poder, não pode reconhecer a vontade de verdade, essa que se impõe a nós há bastante tempo, é tal que a verdade que ela quer não pode deixar de mascará-la”.
O comentário limitava o acaso do discurso pelo jogo de uma identidade que teria a