a odisseia
A origem do povo persa data de aproximadamente 2000 a.C., quando povos indo-europeus se estabeleceram na região conhecida como planalto iraniano. Este povo se tinha duas grandes tribos chamadas medos e persas.
As duas tribos (medos e persas) formavam dois reinos independentes. A tribo persa dominada pela família dos Arquimênidas acabou sendo dominada pela segunda, na época liderada pelo rei Caiaxares. Caiaxares formou um poderoso exército e derrotou também povos como os citas e os assírios.
O sucessor do soberano não conseguiu manter sua boa liderança, o que levou Ciro, da família dos Arquimênidas, a tomar o poder no ano de 559 a.C. Ciro foi ficou conhecido como o inaugurador do Império Persa.
A população persa começou a aumentar o que tornou necessária uma expansão territorial. O Império passou então a dominar regiões como a Lídia e a Babilônia, exercendo forte influência também sobre algumas colônias gregas.
Ao invadir a Babilônia, Ciro deu um fim ao cativeiro hebreu, permitindo que o povo voltasse a Jerusalém e o ajudando a reconstruir seu importante templo que havia sido destruído.
O soberano Ciro era bastante tolerante com os povos que estavam sob seu domínio. Permitia que mantivessem suas crenças e concedia o direito de governar pequenas regiões as altas classes. Ainda assim exigia homens para o seu exército, alimentos e riquezas como metais preciosos.
Ciro, o soberano do povo Persa
Com a morte de Ciro em 529 a.C. seu filho Cambises assumiu o poder, iniciando uma forte campanha contra Egito, vencendo-o na batalha de Pelusa.
Nessa época o Império Persa já possuía um extenso território, mas uma luta interna pelo poder levou a morte de Cambises assumindo assim Dario, seu parente distante.
Dario, o Grande manteve a expansão geográfica, mas dividiu o Império em províncias que receberam o nome de satrapias. As satrapias eram governadas pelos sátrapas que tinham poder absoluto sobre a região, mas