A observação (VIANNA)
Heraldo Marelim Vianna1
Metodologia da Observação
As informações científicas que obtemos são inteiramente diferentes das que conseguimos quando fazemos uma observação causal. A diferença centra-se, sobretudo, no fato de que as observações científicas procuram coletar dados que sejam válidos e confiáveis. (9)2
Para obter informações de valor científico, é preciso usar metodologias adequadas, a fim de evitar a identificação de fatores que têm pouca ou nenhuma relação com o comportamento complexo que se deseja estudar. (10)
Para ser considerada como tendo significado científico, [a pesquisa] deve apoiar-se em fundamentos teóricos consistentes relacionados à natureza dos fatos ou comportamentos a serem observados. Sem a teoria e um corpo de conhecimentos bem estruturados, a pesquisa observacional certamente produzirá elementos esparsos e não-conclusivos. (11)
É importante, dessa forma, iniciar a pesquisa fazendo uma revisão da literatura, limitada aos três ou quatro últimos anos anteriores ao início da observação e, depois, partir para a formulação de algumas idéias (hipóteses) sobre a natureza do fenômeno a ser considerado.(11)
Observação e atividade científica
Ao observador não basta simplesmente olhar. Deve, certamente, saber ver, identificar e descrever diversos tipos de interações e processos humanos. (12)
Algumas perguntas geradoras de novos trabalhos podem surgir, a partir de certas relações que não oferecem explicações amplamente satisfatórias para o problema enfocado. (13)
Outras fontes de identificação de problemas a pesquisar, encontram-se na literatura técnica, em trabalhos teóricos a partir dos quais são feitas algumas deduções que precisam ser comprovadas, situações da vida prática, experiências e insights pessoais. (13 e 14)
A observação tem contribuído para o desenvolvimento do conhecimento científico, especialmente por coletar dados de natureza não-verbal. (14)
A observação faz parte do nosso cotidiano, mas essa