A obra de taylor
Taylor inventa a organização científica do trabalho. Inspira pessoas e influencia todo século.
Ao se examinar a obra de Frederick Winslow Taylor chegamos a refletir diante de suas idéias, avaliações e experiências reunidas durante 30 anos. Foi marco indispensável e crucial na evolução das idéias sobre a produção, riqueza e relações harmônicas entre empregadores e empregados. Seus princípios têm sido divulgados e discutidos em todo o mundo e continuam a despertar interesse pelos problemas ligados à vida e ao conforto dos que trabalham. Taylor foi iniciador da eficiência industrial, sendo chamado, com justiça de "Pai" da organização ciêntifica do trabalho. Contribuiu de forma eficaz para o desenvolvimento industrial do século XX. Os princípios de Taylor apesar de criticados, ainda hoje servem como "critérios" gerais para o treinamento da supervisão.
1ºPeríodo de Taylor-1903
O primeiro período corresponde à época da publicação do livro SHOP MANAGEMENT (Administração de Oficinas), onde se preocupa com as técnicas de racionalização do trabalho do operário, por meio do Estudo dos Tempos e Movimentos (Motion- Time Study). Taylor começou junto com os operários no nível de execução, efetuando um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo os seus movimentos e processos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizando-os gradativamente.
Em Shop Management Taylor diz que:
1. O objetivo de uma boa Administração é pagar salários altos e ter baixos custos unitários de produção;
2. Para isso a administração deve utilizar processos científicos de pesquisa, a fim de criar processos padronizados que permitam o controle das operações fabris.
3. Os empregados devem ser cientificamente colocados em serviços ou postos com os materiais e condições de trabalho adequados, para que as normas possam ser cumpridas;
4. Os empregados devem ser cientificamente adestrados para aperfeiçoar suas aptidões e, portanto, executar um serviço ou tarefa