A Obesidade
Introdução
A obesidade é uma condição séria porque aumenta o risco de incidência de doenças graves tais como:
- Derrame cerebral
- Doenças cardíacas
- Diabetes
- Alguns tipos de câncer tais como de cólon, de mama e de útero
- Artrite (dificuldade de movimentação e dor nas juntas que podem aparecer na velhice)
A obesidade dificulta a realização de um bom exame através de raios-X, outros tipos de exames minuciosos e cirurgias .
Como Ocorre?
As causas da obesidade não são claras, e comer demais nem sempre é a causa. A quantidade de energia (calorias) que o organismo necessita quando está em repouso pode ser importante. Obtém-se energia através dos alimentos ingeridos e a energia não utilizada é armazenada na forma de gordura. Pessoas obesas podem despender menos energia quando em repouso do que as não obesas e também queimam menos calorias porque é mais difícil serem fisicamente ativas.
Os genes herdados dos pais podem afetar o peso. Crianças com pais obesos têm dez vezes mais chances de se tornarem obesas do que aquelas cujos pais não o são. Hábitos alimentares não-saudáveis também podem ser outra causa de obesidade.
Raramente desequilíbrio hormonal causa obesidade.
Como é Diagnosticada?
O médico irá verificar o peso, examinar e fazer perguntas sobre sua história clínica. Seu sangue poderá ser examinado para medir as taxas de glicose, colesterol e triglicérides.
Se houver suspeita de hipotireoidismo, um exame de estímulo ao hormônio da tireóide poderá ser feito. O hipotireoidismo é o estado do organismo no qual a tireóide não produz de forma satisfatória o hormônio que controla a