A noção de documento: de otlet aos dias de hoje. datagramazero revista da ciência da informação, v. 11, n. 2, abr. 2010.
1. ORTEGA, C. O; LARA, M.L.G. A noção de documento: de Otlet aos dias de hoje. DataGramaZero Revista da Ciência da Informação, v. 11, n. 2, abr. 2010.
O artigo objetiva analisar os documentos enquanto objeto informacional e como se relacionam às suas possibilidades de informar. A capacidade de um documento informar implica aspecto pragmático do objeto informacional à medida que revela o caráter social e simbólico da informação, os ambientes e as situações concretas de uso.
As autoras fazem o levantamento histórico do conceito de “documento” e de “Documentação” e sua relação com a contemporaneidade, já que o documento é visto como instrumento de circulação social do conhecimento. Analisaram-se os textos de Otlet, Suzanne Briet, Jean Meyriat, Robert Escarpit e Hubert Fondin bem como Lasso de La Vega, Desantes Guanter, Sagredo Fernández e Izquierdo Arroyo. Na produção inglesa destaca-se Buckland e Frohmann. López Yepes , Fayet-Scribe, Fondin e Couzinet e colegas são adotados para indicar embasamento histórico conceitual. A grafia “documentação” foi adotada para indicar o conjunto de técnicas para organização da informação visando a recuperação, acesso e uso, e “Documentação” para os fundamentos teórico-metodológicos que sustentam os procedimentos.
Na versão Clássica tem-se a obra de Paul Otlet, O Traité de Documentation, em 1934. Nesta obra o autor acredita ser necessário a bibliografia e a bibliologia assim definida como ciência e uma técnica gerais do documento, que cuida do registro dos documentos, conservação, circulação, atualização, catalografia, descrição e análise desses documentos, a elaboração de documentos complexos a partir de documentos simples e o registro dos dados da forma mais eficiente, seguindo um padrão universal, mundial.
Livro e documento são um suporte de uma certa matéria e dimensão, com signos representativos de certos dados intelectuais. Os livros são o termo genérico que engloba os manuscritos e impressos de toda espécie