Planejamento
PLANEJAMENTO
DE R.H
Modelo Baseado na Procura Estimada do Produto
Baseia-se na procura estimada do produto: as necessidades de RH são dependentes da procura estimada do produto.
A relação entre as duas variáveis – número de pessoas e o volume de procura pelo produto – é influenciada por variações na produtividade, expansão, tecnologia e disponibilidade interna e externa de recursos financeiros e oferta de recursos humanos da organização.
Se houver acréscimo de produtividade, haverá uma redução das necessidades de RH por unidade adicional de produto. Esse aumento poderá ocasionar redução no preço do produto e com isso um possível aumento de vendas poderá aumentar as necessidades de RH.
Assim o aumento da produtividade sobre as necessidades de RH dependerá tanto da magnitude desse aumento como da elasticidade do preço do produto no mercado.
Modelo Baseado em Segmentos de Cargos
Esse modelo está voltado mais para o nível operacional da organização. É uma técnica de planejamento utilizada em muitas empresas americanas de grande porte. Consiste em:
1 – selecionar um “fator estratégico” para cada área funcional da empresa, isto é, um fator organizacional cujas variações afetam proporcionalmente as necessidades de mão-de-obra (exemplo: nível de vendas).
2 – determinar os níveis históricos e futuro apresentado em cada fator estratégico.
3 – determinar os níveis históricos de mão-de-obra por área funcional.
4 – projetar os níveis futuros de mão-de-obra para cada área funcional, correlacionando-os com a projeção dos níveis do fator estratégico correspondente.
Modelo de Substituição de Postos-chave
Muitas organizações utilizam um modelo denominado mapas de substituição ou organograma de encarreiramento. Constituem uma representação visual de quem substitui quem na eventualidade de alguma possível vaga futura dentro da organização. As informações para a montagem do sistema devem provir do sistema de informação gerencial.