Contexto empresarial
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Nesta atividade será abordado sobre o surgimento da auditoria e seus desenvolvimentos, o conceito e a importância no exercício da Auditoria, as responsabilidades do auditor perante a sociedade principalmente no que diz respeito a sua ética profissional, as normas e os valores morais que os auditores devem seguir na execução de seus trabalhos visando o bem estar da sociedade, obedecendo aos princípios contábeis.
2 DESENVOLVIMENTO A evolução da auditoria se desenvolveu na Inglaterra paralela ao desenvolvimento econômico, o qual gerou grandes empresas. A revolução industrial na segunda metade do século XVIII inseriu novas diretrizes e técnicas contábeis. Sendo assim muitas empresas deixaram de ser familiares e, com isso, os investidores sentiram a necessidade de ter um parecer profissional sobre as demonstrações.
Auditoria pode ser definida como sendo um conjunto de ações de assessoramento e consultoria em que são realizados procedimentos e validação dos controles internos utilizados pela organização e emitidos pareceres aos gestores, garantindo a precisão na tomada de decisão. Com o objetivo de expressar uma opinião sobre as demonstrações e assegurar que elas representem adequadamente a opinião patrimonial e financeira de uma entidade, certificando através do parecer emitido pela auditoria a veracidade das demonstrações financeiras preparadas pela empresa auditada. Fornecendo aos administradores em seus variáveis níveis, informações que os auxiliem a controlar as operações e atividades pelas quais são responsáveis.
A evolução dos negócios e da sociedade tem influenciado a especialização cada vez maior das classes profissionais, assim é de suma importância a existência de estruturas que busquem preservar a conduta ética do profissional em auditoria. Os procedimentos do auditor no exercício de seus serviços devem levar a uma capacidade e