A nova republica
Ana Beatriz de Carvalho
Curso - Administração de Empresas
A nova Republica e a redemocratização do pais, ocorre quando Jose Sarney no lugar de Tancredo Neves assume a presidência. A Nova Republica passa por crises difíceis como: * Não existem grandes blocos de investimento a serem realizados, com isso não ocorre um salto no crescimento econômico. * Existe uma crise financeira do Estado, como a divida externa, interna, ciranda financeira e aceleração na inflação. Impedindo o desenvolvimento no pais * O Estado Autoritário entra em crise, pois seu governo esta incapacitado de induzir qualquer processo de crescimento.
A oposição nesta época tenta entrar em acordo para negociar a divida externa e combater a inflação. Houve uma critica sobre a política econômica, o que implicou no movimento Diretas Já (foi um movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil. Entretanto, a Proposta de Emenda Constitucional foi rejeitada, frustrando a sociedade brasileira). Ainda assim, os adeptos do movimento conquistaram uma vitória parcial em janeiro do ano seguinte quando seu principal líder, Tancredo Neves, foi eleito presidente pelo Colégio Eleitoral)
A contradição do regime militar para a Nova Republica foi sentida em especial na área econômica, onde Dornelles teve que ser substituído, pois era defensor de um ajuste ortodoxo onde o Planejamento queria que fosse Heterodoxo. A inflação então é divida em dois componentes, choque e tendência, o primeiro era a tentativa de alterar os preços, levando a aceleração da inflação, exemplos de choques, é a desvalorização do cruzeiro, ao aumento da parcela da renda dos exportadores. O problema aparece quando eles ficam com dificuldade em eliminar a inércia, pois a indexação não é instantânea, pois existem contratos na economia, portanto o problema acontece também pela dessincronização dos reajustes,