Química
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
CURSO: QUÍMICA
Professor: Jose Roberto Bretas da Silva
TRABALHO DE INORGÂNICA EXPERIMENTAL II
ALUNA: Karla Mayara Arguelles Simões MATRÍCULA: 200964019-3
Seropédica 2011
1ª Questão:
“O Manganês é o elemento que exibe maior faixa de estados de oxidação.” Comente essa afirmativa utilizando as características dos estados de oxidação utilizados na prática e quando possível comente sua relação com os grupos próximos ao do Mn.
Resposta: O estado de oxidação do manganês vai de (-III) a (+VII), sendo mais utilizados os estados +II, +IV, +VI e +VII. O estado (+II) é o mais estável, pois possui configuração eletrônica 3d5, que corresponde a um nível d semipreenchido, devido a esta estabilidade faz com que os composto de manganês (+II) não seja nem facilmente oxidado ou reduzido, já o Cr+2 e o Fe+2 são mais fáceis de sofrer esse tipo de reação. A característica desse íon Mn+2 é que ele é um agente redutor. O MnO2 é o óxido mais importante do grupo do estado de oxidação (+IV), não é estável. Os únicos compostos de Mn (+VI) são os manganatos, esta forma é estável apenas em meio alcalino. Em meio neutro ou ácido sofre desproporcionamento do estado (+VI) ao estado (+IV) e (+VII). O manganês no estado de oxidação (+VII) não é comum, embora seja bem familiar no íon permanganato, MnO4- que é um poderoso agente oxidante, e em meio ácido, é reduzido ao íon manganês(II) que é incolor. Em meio básico, forma-se o óxido de manganês (IV) que é marrom.
JD. Lee. Química Inorgânica não tão concisa. 4ª Ed. Pág. 372, 373,374, 375, 376, 377 e 318. Editora Edgard Blücher LTDA.
2ª Questão:
Uma solução de MnO2 possui coloração castanha. Quando coloca-se essa solução em um tubo de ensaio e na boca do tubo tiver um papel de filtro embebido em solução de KI amidonado e em aquecimento em meio ácido, observou-se a formação de uma coloração azul no papel de filtro. Por