A Nova Aventura Da Turma Do Gordo
A história se passa durante um concurso literário organizado pela mãe do Gordo. São cinco finalistas e seis jurados: os cinco primeiros integrantes do júri votam cada qual em um finalista diferente. O desempate seria decidido pelo último jurado, o filósofo Rolando Verdilucci, que no exato momento em que ia dar seu voto é assassinado com um tiro.
Na hora do crime acontece também uma explosão que enche o local de fumaça e impede os presentes de saber quem é o autor do assassinato. Só Berenice consegue ver uma coisa que pode servir de pista para levar até o criminoso. É assim que o Gordo e Berenice se metem em mais uma divertida aventura policial, onde o resto da turma aparece pouco.
Quem mora em São Paulo e conhece bem os bairros Pinheiros e Vila Madalena vai adorar o livro, que descreve em detalhes as ruas, bares e lugares da região. Por outro lado, quem mora em outros lugares vai ficar com a impressão de realismo que isso dá à história.
Outra coisa legal é que João Carlos Marinho inclui no enredo detalhes que fazem parte da vida de todo mundo, mas que os escritores não costumam se dar ao trabalho de colocar nos livros - muito menos nos livros infantis. Em um trecho da história, por exemplo, enquanto os adultos comem e bebem em um bar, os ladrões mandam "olheiros" vigiá-los. Quando eles estão bem bêbados, os olheiros avisam os ladrões, que aproveitam para roubar os carros. Mas no fim tudo acaba bem porque todos têm seguro e pegam o dinheiro da indenização.
Compartilhe:
O livro Assassinato na Literatura Infantil por João Carlos Marinho é um livro sobre mistério. Os personagens principais são a turma do Gordo, a mãe do Gordo, os jurados, os escritores e o pai do Gordo. Na turma do Gordo, tem: O