An Lise Da Obra
“Acho incrível a forma que Pedro Bandeira consegue integrar tantos assuntos sérios em uma narrativa tão atraente para todas as idades, inclusive os jovens.”
(Silvana Adriana).
Mococa, 8 de Agosto de 2012.
Índice
1 – Sobre o autor... 03
2 – Sobre a obra... 05 Enredo... 05 Personagens... 06 Tempo... 08 Espaço... 09 Linguagem... 10
3 – Conclusão associativa... 11
1 – Sobre o autor.
Um dos principais autores brasileiros de literatura infanto-juvenil, Pedro Bandeira de Luna Filho nasceu na cidade de Santos, em São Paulo, no dia 9 de março de 1942. Aí ele se envolveu seriamente com o teatro amador, campo no qual atuou até 1967 como intérprete, encenador e cenógrafo; nesta área ele também teve uma passagem pelo teatro de bonecos.
Em 1961 ele foi para São Paulo com o objetivo de cursar Ciências Sociais na Universidade de São Paulo, a USP. Nesta cidade ele encontra seu grande amor, Lia, com quem se casa e tem três filhos – Rodrigo, Marcelo e Maurício -, que lhe dão cinco netos: Michele, Melissa, Beatriz, Júlia e Érico.
Sua vivência na área de Comunicação – no Jornalismo e na Publicidade – teve início em 1962, quando o escritor ingressa no periódico Última Hora, passando posteriormente a trabalhar na Editora Abril, na qual circulou por várias revistas. Bandeira ressalta a importância de sua experiência jornalística para sua carreira literária, pois o profissional da imprensa é obrigado a dominar assuntos os mais diversos ao escrever sobre eles.
Pedro aprendeu, assim, a dedicar a cada público-alvo uma escrita distinta, desde os adolescentes até os profissionais especializados. Ele também buscou recursos na psicologia e na educação para compreender questões delicadas que envolvem o leitor infantil, tais como a idade em que as crianças veem o pai como um herói, ou o momento em que esta imagem se desconstrói e a figura paterna é criticada e questionada.