A negocia o est envolvida no nosso dia a dia
A negociação pode ser subdividida em três partes: a entrada, que são a comunicação e os interesses comuns entre as partes. O processo, que é a transformação da “ideia” inicial em resultados e a saída que seria a solução e o resultado final do conflito.
O Feedback é essencial numa negociação, pois ele está entre a entrada/saída, ele é o que ajuda a desempenhar e resolver uma determinada situação pois dessa forma ambas as partes conseguem chegar a um acordo e como estão sendo vistos e avaliados as influências e consequências no processo de uma negociação.
A entrada em uma negociação tem vários conceitos:
Diferenças individuais
Valores pessoais
Interesses comuns
Relacionamento Humano
Participação no processo
Uso da Informação e do Poder
Comunicação bilateral
Barganha
Flexibilidade
Esses conceitos, são o que definem a entrada/influências em uma negociação, são eles que mostram as características dos negociadores. As diferenças individuais por exemplo é forma de lidar com uma determinada situação, forma de agir. Os valores pessoais é a sua cultura, criação , questões éticas, etc. É necessário que os negociadores expõem seus interesses e informações necessárias desde o começo da negociação, para que se chegue ao um interesse comum. A relação durante o processo, a participação efetiva dos negociadores no mesmo, visando o lucro para os dois lados é fundamental e tem que ser aperfeiçoada para se ter um bom relacionamento e uma efetiva participação de ambas as partes no processo. Entender como o uso das variáveis informação e poder, pode ser estabelecidas dentro da negociação para que tenha o conhecimento necessário para ser finalizada e como favorecer todos os negociadores ou apenas um.
A comunicação bilateral é um meio do processo múltiplo da negociação para obter a comunicação certa a ser