A Natureza da Industrialização Brasileira
Apresentação.
Nesta unidade você terá a oportunidade de entender a origem da formação econômica da formação econômica do Brasil. Observando o processo de transformação tanto social, como política e econômica.
Introdução.
A economia brasileira apresenta características bastante singulares. Passando desde a questão da mão de obra, a forma do seu processo de substituição de importações e a natureza da sua industrialização e a redefinição do papel do Estado. Todas essas transformações ocorrem no período compreendido entre 1930 a 1955.
Objetivos de aprendizagem
Ao final dessa unidade você deverá ser capaz de:
.distinguir as transformações que a economia brasileira passou no período de 1930 a 1955.
.Entender o papel do estado no período em observação.
.identificar as alterações da relação capital/trabalho.
.Interpretar as alterações que ocorreram na estrutura produtiva do país com a adoção do processo de substituição de importações.
O período de 1930 a 1955 À Crise da Hegenômia da Economia cafeeira ao Processo de Substituição de Importação.
Desde as suas origens até o final da década de 1920, a economia brasileira caracterizou-se por um desempenho do tipo colonial, Monocultura, com um produto básico que dominou a articulação máxima de suas forças produtivas; executada em larga escala, com o latifúndio tipificando as unidades produtivas; e voltada para o mercado externo, revelando a existência de uma demanda interna limitada e concentrada em alguns centros urbanos, geograficamente dispersos. Ela permaneceu basicamente primária, produzindo “commodities” para o mercado externo, sendo o café a principal delas. Se a participação do café no total das exportações brasileiras nunca foi inferior a 55% a partir da década de 1870, em 1925 ela alcançou o