A natureza criativa do homem
Outra ideia é a de que criar corresponde a um formar, um dar forma a alguma coisa. Sejam quais forem os modos e os meios, ao se criar algo, sempre se o ordena e se o configura. Em qualquer tipo de realização são envolvidos princípios de forma, no sentido amplo em que aqui é compreendida a forma, isto é, como uma estruturação, não restrita à imagem visual. Partindo dessa concepção, achamos importante fundamentar a ideia dos processos criativos utilizando noções teóricas sobre a estrutura da forma. Veremos, também, que no próprio modo de se estabelecerem certas relações mediante as quais vai surgir para nós o sentido da forma, dos limites e do equilíbrio, o fator cultural valorativo atua sobre as configurações individuais e já preestabelece certos significados.
(OSTROWER, 1976)
Criar no sentido mais amplo é dar forma a algo novo, seja qual for a área este fenômeno acontece. Este ato de criar expressa a particularidade de cada individuo, assim como acontece a significação de elementos já existente para os mesmos. Como citado anteriormente a criatividade, o ato de criar é moldado, se desenvolve no meio onde este individuo vivi, esta interferência do meio se dar de forma micro como uma comunidade ou macro uma sociedade mais complexa, logo o meio é um fator determinante para influenciar no ato de criar do individuo.
Elaboração da estampa para mesa de sala de aula
O projeto de concepção da estampa da mesa se deu através de analises de como o individuo iria se comportar sendo confrontado por algo que estimule sua criatividade e até que ponto esta iria influenciar no ato de criar. Outro fator que influenciou na concepção foi o conceito. Este foi determinado após analise dos fatores que estimulam a criatividade do individuo, que segundo