Trabalho Final Criatividade E Pedagogia 1
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 O HOMEM COMO SER CRIATIVO 4
2.2 CONCEITO DE CRIATIVIDADE............................................................................6
2.3 A CRIATIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE..........................................................6
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8
REFERÊNCIAS............................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
Considera-se a criatividade uma ferramenta intimamente ligada à natureza humana. O homem como ser criativo está a todo momento formando, pensando, elaborando, relacionando idéias, e apresenta a necessidade de tornar reais tais manifestações de sua criatividade.
São vários os fatores que contribuem para o potencial criativo do ser humano. Tais fatores são peças-chaves na formação e compreensão do ser humano. Dentre muitas outras facetas que compõe o caráter humano, pode-se citar alguns como sendo mais importantemente relacionados à capacidade de criação: o potencial, ou seja, o fato de o ser humano já nascer com o dom de criar; a consciência; a sensibilidade; a influência do meio cultural; a memória; a capacidade de pensar hipoteticamente; a capacidade de fazer associações; e a capacidade de se comunicar.
Ao longo deste relatório faz-se uma breve reflexão sobre cada um dos fatores mencionados, que são inerentes à natureza humana e são ferramentas utilizadas pelo indivíduo durante o processo de criar.
A criatividade promove o autoconhecimento, auxilia na percepção do indivíduo separadamente ou em contexto com a sociedade. É um bem para o desenvolvimento humano, para o desenvolvimento científico, para o desenvolvimento social no presente e para as gerações sucedentes. Sendo assim, a criatividade deve ser foco do educador desde a educação básica, propiciando à criança a