A música e outras culturas no século XIX
TURMA: SEGUNDO J
SÉCULO XIX A MÚSICA E OUTRAS CULTURAS ATRAVÉS DOS TEMPOS
Orientadora: Professora Maria Helena
Uberlândia - Novembro de 2014
SEGUNDO J
SÉCULO XIX A MÚSICA E OUTRAS CULTURAS ATRAVÉS DOS TEMPOS
(A criação da identidade Cultural ao longo do Século XIX, com foco na música. Feira Cultural da consciência Negra)
Orientadora: Professora Maria Helena
Uberlândia - Novembro de 2014
Capítulo I
A música do Brasil se formou, principalmente, a partir da fusão de elementos europeus e africanos. A mistura de ritmos nativos e estrangeiros permitiu a criação de novos e belíssimos sons como ocorreu no período joanino.
No início do século XVI ocorreu a primeira fusão de culturas, no princípio da colonização do Brasil entre indígenas e europeus. As populações indígenas eram numerosas e cada tribo tinha sua própria forma de expressar sua cultura através da música. Quando os jesuítas vieram catequizar os índios não somente pregaram o catolicismo, mas introduziram a musica europeia através de instrumentos musicais (flauta, violão, cavaquinho, e pandeiro), um primeiro contato importante de fusão e influências na nascente história da música brasileira.
Além da presença europeia na cultura brasileira, as influências africanas também foram de grande importância nesse processo. Quando chegaram as primeiras levas de escravos trazidos da África suas músicas, danças, idiomas criaram a base primordial de uma nova etapa na história da música brasileira.
Com a chegada da Corte Real Portuguesa ao Brasil em 1808, o âmbito musical sofreu uma reviravolta criando novas características na música. Em Portugal no século XVIII, a cultura lusitana era expressa pela