Resumo de Sociologia
Folha 01
Quando surge a Sociedade?
Determinar uma resposta para esta pergunta é impossível. O homem e a mulher só existem em sociedade. Fora dela, seriam outra coisa, não homens ou mulheres tais como os conhecemos.
Nesse sentido, podemos citar o livro “The Jungle Book”, do autor britânico Rudyard Kipling (1865 – 1936), onde Mogly, o menino lobo, não possui características humanas, mas, como criado por lobos, possui as características comuns aos lobos.
MUITO IMPORTANTE:
Portanto, não existe esta separação. A abstração de se separar o homem da sociedade não é possível. Sempre que pensamos nos homens, devemos inseri-los na sociedade e na cultura que possuem. O homem será, portanto, produto do seu meio cultural. Evidentemente que as escolhas são possíveis, mas dentro de limites estritos impostos pela sociedade.
A Sociologia é a ciência que se ocupará do estudo do homem em sociedade. Está inserida, no Brasil, no grupo de disciplinas conhecidas como Ciências Sociais, dentre as quais, dividem-se em: Sociologia, Antropologia e Ciência Política.
A Sociologia ocupar-se-á do estudo do homem nas sociedades modernas, pós-revolução industrial, sendo eminentemente uma disciplina do estudo dos fenômenos urbanos, como pauperismo, violência, religiosidade nas cidades, transporte etc.
A Antropologia ocupar-se-á do estudo do homem e das sociedades/povos/comunidades, dedicando-se ao estudo in loco dos seus hábitos, através da observação e convívio. Há o estereótipo de que se vincula ao estudo de sociedades não-ocidentais, o que não é verdade. Um antropólogo pode utilizar as técnicas de observação e análise com um grupo de religiosos no mesmo bairro da cidade onde mora, num grande centro urbano.
A Ciência Política, ou Politologia, estuda as instituições políticas que formam o constructo social da vida moderna, geralmente na instituição política denominada Estado.
A vida em sociedade traz muitas vantagens, mas também conflitos. As