A música que canta e encanta
A musica que canta e encanta
“o amor é a melhor musica na partitura da vida e sem ele, você é um eterno desafinado.”
A educação deve ser vista como um processo global, progressivo e permanente, que necessita de diversas formas de estudo para o seu aperfeiçoamento. Neste sentido deve-se desencadear atividades que contribuam para o desenvolvimento da inteligência e pensamento critico.
A musica é uma das mais antigas e valiosas formas de expressão da humanidade e esta presente na vida das pessoas.
Segundo historiadores, o fazer musical de uma forma ou de outra, sempre esteve presente nas sociedades, desde as mais primitivas até as atuais. Sem duvida, o nível de complexidade musical se alterou com o passar do tempo, mas não perdeu a sua característica de reunir pessoas. Assim, podemos afirmar que a vivencia musical faz parte do dia-a-dia do ser humano w é muito salutar para os trabalhos grupais e que a aprendizagem musical abre portas para outras informações. A musica ajuda a afirmar a sensibilidade dos alunos, aumenta a capacidade de concentração, desenvolve o raciocínio logico-matemático, além de ser forte desencadeador de emoções.
Pensando assim, a musica não pode estar desconectada do processo de ensino aprendizagem da escola. A vivencia musical para o educado em geral é extremamente agradável. Ele aprende novos conceitos e desenvolve diferentes habilidades, melhora a comunicação, a criatividade e a memoria.
A musica está ligada ao ser humano desde muito cedo e que sem ela o mundo se tornava vazio e sem espirito. Portanto a finalidade deste trabalho é mostrar que a musica é uma arte que vem sendo esquecida, mas que deve ser retomada nas escolas, pois ela propicia ao aluno um aprendizado global, emotivo com o mundo. Na sala de aula, ela poderá auxiliar de forma significativa na aprendizagem.
Enfim, a musica é um instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem, por isso deve ser possibilitado e incentivado o seu uso m sala de aula.