A música na educação infantil
A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, conectivo e lingüístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem.
A música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio.
Justificativa
A música no contexto da educação infantil vem, ao longo de sua história, atendendo a vários objetivos, alguns alheios ás questões próprias dessa linguagem. Tem sido, em muitos casos, suporte para atender a vários propósitos, como a formação de hábitos, atitudes e comportamentos; lavar as mãos antes do lanche, escovar os dentes, respeitar o farol etc,; a realização de comemoração relativas ao calendário de eventos do ano letivo simbolizando no dia da árvore, dia do soldado, dia das mães etc.;a memorização de conteúdos relativos a números, letras do alfabeto, traduzidos em canções.
Faixa- etária
Crianças de quatro a seis anos
Para essa fase, os objetivos estabelecidos para a faixa- etária de zero a tr~es anos deverão ser aprofundados e ampliados, garantindo-se ,ainda , oportunidades para que as crianças sejam capazes de :
• Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo;
• Perceber e expressar sensações , sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e intervenções musicais.
Objetivo gerais
O trabalho com Música deve se organizar de forma a que as crianças desenvolvam as seguintes:
• Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais.
• Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
.
Conteúdos
Os conteúdos deverão priorizar a possibilidade de desenvolver a comunicação e expressão por meio dessa