Digamos que você e mais três amigos resolvam desenvolver atividades em um determinado segmento: abrir um comércio, uma consultoria ou uma fábrica.
Aprendemos com as leituras das semanas anteriores que estudar o comportamento or-ganizacional implica melhorar a produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e au-mentar o envolvimento dos indivíduos e a satisfação no trabalho.
Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:
1) Você concorda que os administradores, atualmente, precisam de conhecimento so¬bre comportamento organizacional? Justifique sua resposta. (Construa sua resposta com, no mínimo, dois parágrafos).
R= Sim, pois vivemos em uma economia baseada na informação e o sucesso das corporações depende muito da capacidade de gestão do conhecimento e da manutenção da inteligência organizacional, é essencial que as empresas (administradores) busquem a criação de um mecanismo para gerenciar este conhecimento organizacional, pois é um fator importante para o sucesso da empresa.
2) Considerando a frase acima, defina produtividade, absenteísmo e rotatividade, ex¬plicando porque são variáveis importantes para o estudo do comportamento orga¬nizacional.
R= Produtividade – É a capacidade de produzir, quanto maior a relação entre a quantidade produzida versus fatores utilizados, maior será a produtividade. Absenteísmo - É usado para designar as ausências dos trabalhadores no processo de trabalho ou estudantes nas escolas, seja por atraso, motivo saúde , devido a algum motivo interveniente. Rotatividade - Esta intrinsecamente ligado a velocidade de novas contratações,muitas pessoas "entram" e "saem" desta empresa.Alta rotatividade, muitas contratações,poucas contratações, menor rotatividade,menos alterações no quadro de funcionários no qual pode ser evitada se houver mais critério e atenção na seleção de mão de obra.
A Três são variáveis essenciais, pois o comportamento organizacional é uma área do conhecimento humano importante para o entendimento do funcionamento das organizações, focando no estudo das ações e atitudes humanas,