A má qualidade da tim
A operadora cobre mais de 2.700 municípios com sua rede GSM/GPRS , tem presença EDGE em mais de 1.800 cidades e já disponibiliza serviços 3G (terceira geração de serviços para celulares) nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Recife e Salvador, devendo expandir para mais áreas em breve.
Devido a essa grande demanda de clientes a infraestrutura não foi suficiente para continuar disponibilizando um serviço de qualidade como era oferecido em suas propostas. Com isso em julho, a TIM foi proibida pela Anatel de vender seus produtos em 19 estados por 11 dias, por causa da qualidade dos serviços.
Com isso as ações da empresa tiveram queda de até 8,9% com a proibição de comercialização pela ANATEL, segundo Rogério Tostes Diretor de Relações esta decisão, teve efeitos “amargos” na imagem e no valor de mercado da empresa, para acionistas e possíveis novos clientes.
Uma das soluções apresentadas pela empresa foi permitir que o usuário tenha o direito de fazer nova ligação gratuitamente para o mesmo número caso a chamada tenha caído em até 2 minutos.
Para a Anatel esta regra favorece os usuários de planos que cobram por chamada. Nos planos em que a cobrança é por minuto, o usuário vai pagar pelo tempo efetivo que falou, caso a ligação seja interrompida e ele precise fazer nova chamada. A proposta foi aprovada pela diretoria e ficará em consulta pública durante 10 dias para receber