O tratamento da água
O tema é relacionado sobre algo indispensável para todos os seres vivos, um dos nossos bens mais preciosos, mas que nem sempre recebe o valor que merece. Algo que faz parte de nosso cotidiano, que se um dia acabasse não sobreviveríamos. Muito útil em produção industrial, e fabricação de bens de consumo. Usamos e dispensamos, mas após o tratamento adequado acaba voltando para nós.
Tratamento da Água
O Tratamento da Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento da água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. Para que a água possa ser consumida pela população, ela precisa passar por um processo que elimine todos os poluentes nela contidos. O tratamento municipal da água possui fundamentalmente algumas fases de tratamento: captação e bombeamento, pré- cloração, pré- alcalinização, coagulação, floculação, decantação, filtração, pós- alcalinização, desinfecção, e fluoretação.
Descrição do processo por etapas:
Primeiramente a água é captada e bombeada para estações de tratamento em seguida ela passa por diversos processos:
Pré-cloração:
Adição de cloro assim que a água chega à estação para facilitar a retirada de matéria orgânica e metais;
Pré-alcalinização:
Adição de cal ou soda à água para ajustar o ph aos valores exigidos para as fases seguintes do tratamento. Para o consumo humano, recomenda-se um ph entre 6,0 e 9,5.
Coagulação:
Adição de sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro coagulante, seguido de uma agitação violenta da água para provocar a desestabilização elétrica das partículas de sujeira, facilitando sua agregação. Esta consiste na formação de flocos coloidais de hidróxido de alumínio, resultantes da reação entre sulfato de