A mundialização da sociedade de consumo
A sociedade de consumo é o tipo de sociedade que se encontra numa avançada etapa de desenvolvimento industrial capitalista e que se caracteriza pelo consumo excessivo de bens e serviços. O conceito de sociedade de consumo está ligado ao de economia de mercado e, por fim, ao conceito de capitalismo.
Dos estabelecimentos de fast-food às câmaras fotográficas descartáveis, do norte do continente americano, da Europa, Austrália, à África do Sul, grande parte das sociedades globalizadas estão hoje entrando na era do consumismo, sobretudo, aquelas sociedades em desenvolvimento socioeconômico, é o surgimento de uma nova cultura global.
A Sociedade de consumo tem um forte apelo que é satisfazer necessidades e gerar novas até então desnecessárias. Essa sociedade apresenta desvantagens e vantagens, dentre esta última está o aspecto econômico que gera novos postos de trabalho – cada novo automóvel fabricado hoje na China representa dois novos postos de trabalho para os chineses.
O fato de o consumo ter amplitudes globais não significa que o mesmo se distribui de forma equilibrada, homogênea, ao contrario; 12% da população que vive na América do Norte e Europa respondem por 60% do consumo privado global, já parte da humanidade que vive na Ásia (Sul) e na África Subsaariana responde por 3,2% do consumo. 1,2 bilhões de pessoas vivem no planeta sob "extrema pobreza" e consequentemente não se envolvem em relações de consumo (comerciais).
Um dos maiores impactos das trocas globais na atualidade diz respeito às mudanças nos hábitos de consumo. O consumidor deixa de ser nacional e torna-se mundial.
O ato de consumir é por si só uma necessidade. Perdeu-se a noção da real necessidade, o que se tem hoje, é a necessidade imposta pela mídia global e pelo modo de vida urbana.
A mídia global manipula as necessidades. A sua linguagem, ao desenvolver o trivial, o banal, no cotidiano provoca um distanciamento dos reais valores. Na sociedade de