A mulher e o isla
Introdução
O islã nasceu na Arábia Saudita. O profeta Mohammad fundou o islamismo em 610 DC, depois de ter tido uma visita angelical.
O islã é uma religião monoteísta, ou seja, os muçulmanos acreditam em um único deus, Allah. O Alcorao é o livro que contém os fundamentos religiosos.
O islamismo é a religião que mais cresce no mundo contemporâneo. O islamismo é composto por duas linhas: os Xiítas são povos radicais e fundamentalistas que seguem o Alcorão com uma interpretação muito estreita e os Sunitas, que seguem uma linha menos radical. Hoje em dia, os Sunitas fazem 85% dos povos islâmicos.
A posição da mulher no islã é bastante discutida – tanto pelos muçulmanos como pelos outros. A posição da mulher no islã depende muito da sociedade em volta, ou seja, se ela é mais radical e fundamentalista, mais restrições a mulher sofre e menos liberdades pessoais a mulher tem.
Agora, nós iremos falar mais sobre a mulher islâmica, os costumes e os preconceitos relacionados à ela. Vamos falar entre outros, da forma de se vestir, do casamento e da situação financeira.
Desenvolvimento
Por definição no alcorão a mulher é inferior ao homen. Por isso conclui-se que a mulher islâmica deveria ser submissa ao homen.
A mulher no islã até hoje está banida de certos espaços e proibida de fazer certas coisas. Muitos lugares eram feitos somente para homens e as mulheres eram proibidas de entrar. Na mesquita, o templo onde se pratica a religião, as mulheres tem que usar espaços reservados para elas.
Em alguns países como a Arábia Saudita, as mulheres estão até proibidas de dirigir carro. Ainda este ano mulheres foram penalizadas coom chiabatas por dirigir. A mulher no islã não tem muitos direitos na vida pública e ela se dedica exclusivamente ao seu marido. As mulheres islâmicas até hoje são obrigadas a cobrir o cabelo e usar uma roupa que oculte seu corpo.
Nas sociedades islâmicas radicais, as mulheres islâmicas se vestem de modo