Mulher no islã
2. Introdução: Egito, Arábia Saudita e Afeganistão compartilham uma identidade em comum, a identidade religiosa. Entretanto, esses países possuem trajetórias históricas e culturais distintas, o que os levaram a interpretar o islamismo de forma diferenciada. Mutilação genital no Egito, proibição de dirigir às sauditas, afegãs negadas de ter educação são temas, por exemplo, que supostamente estariam fundamentados na religião sendo que são, na realidade, interpretações que agregam práticas culturais com bases histórico-sociais já existentes. Qual a visão do islã sobre o papel da mulher e como essa visão foi interpretada por cada um desses países é o que nos propomos a entender.
3. Objetivos: Entender qual é a visão do Alcorão sobre a mulher a partir do próprio texto sagrado e do contexto histórico do surgimento do islamismo. Adotar essa visão como base para a análise do papel feminino no Egito, com tendências mais seculares, na Arábia Saudita e no Afeganistão.
4. Metodologia: O trabalho tem por base o levantamento de dados qualitativos obtidos por meio de fontes primárias como sites especializados e revistas,