A moda e os jornalistas
2011
Moda e Mercado
Nomes: Amanda Luz
Cynthia Corazza
Ingrid Cordeiro
Livia Luzano
Paola Roballo
Pré-Projeto
Tema: Moda e Mercado
Subtema: Jornalista
Objetivo: Analisar e compreender a forma de consumo de moda dos jornalistas, traçando coordenadas capazes de nos fazer entender quais são suas necessidades e suprindo-as com um produto final, identificado através de uma pesquisa de mercado, embasada em seus gastos pessoais.
Justificativas: O jornalista tem como função fazer o contra ponto, entre a população e a política. É um formador de opinião. Em relação à moda, essa profissão tem que estar em contraste, buscam ser um ícone, ter credibilidade e mostrar-se respeitável. O profissional tem que ser do povo e ao mesmo tempo ser reconhecido por ele. Aquele que não trabalha com o jornalismo de moda, encontra dificuldade em aceitar a moda, ou em discuti-la, e não só criticá-la, por conta da idéia de capitalismo exacerbado que vem anexada à mesma, vemos que este grupo de consumidores tem gostos e necessidades ímpares, se comparados ao resto da sociedade. E é por conta desta necessidade única que iremos estudá-los e interpretá-los, de forma que possamos traduzi-los em um produto final que supra às suas necessidades.
Metodologia: É nesse universo cheio de controvérsias entre “jornalistas e a moda”, que analisaremos o jornalista enquanto consumidor de moda. Descobriremos de que forma este indivíduo usa de seu tempo livre e seu dinheiro em “modices”. Para isso estudaremos seu estilo de vida e seu padrão de consumo, analisando seus pontos em comum, enquanto jornalistas, trazendo-nos a um nicho de mercado, identificado por suas características únicas, tais quais, nos possibilitarão atingi-los com um produto final, capaz de trazê-los a realidade da moda, sem tirá-los da sua realidade.
Piso Salarial
O salário inicial de um jornalista está em torno de R$ 1200,00,