A MITOLOGIA NÓRDICA E SEUS REFLEXOS NA SOCIEDADE ATUAL
A cultura viking e a mitologia nórdica foram disseminadas durante a “Era Viking” , por meio das famosas incursões, deixando traços culturais que podem ser vistos até nos dias de hoje.
A mitologia nórdica é bastante rica, envolve a crença em vários deuses e em outras criaturas tais como anões e elfos e também possui a magia como um elemento importante. Elementos ligados a essa mitologia tais como os deuses Thor, Odin e Freya e outras figuras como as Valquíras são bastante conhecidas no mundo ocidental, pois foram e ainda são bastante abordados em nossa cultura por meio da arte e do entretenimento. Referências a tais figuras podem ser encontrados desde a ópera Wagneriana até em jogos como “Ragnarök”, assim como em livros, filmes, histórias em quadrinhos, séries de televisão e na música.
A mitologia nórdica apresenta sua versão acerca da criação do mundo, dos homens e também sobre o seu fim. Para os nórdicos, o surgimento da vida precedeu a criação do universo, pois tanto a Terra (Midgard) quanto os primeiros deuses tiveram origem do mesmo ser, o gigante Ymir. Um fato que vale ser ressaltado, pois distingue esse mitologia de vários outras , é o de que os deuses nórdicos não são imortais, muitos deles estariam destinados a morrer no Ragnarök . Assim como em outras mitologias os deuses são fundamentais para a explicação de fenômenos naturais e de eventos envolvendo seus seguidores, pois eram responsáveis por reger vários aspectos da vida humana.
1.1 JUSTIFICATIVA
Elementos da cultura nórdica estão amplamente difundidos na cultura ocidental devido às incursões vikings, porém, a arte é a principal responsável pelo despertar de interesse a cerca dessa mitologia. Porém, as representações de elementos da mitologia nórdica presentes na arte e em meios de entretenimento nem sempre são fiéis a mitologia original, pois muitas vezes são ajustados para atrair um determinado público alvo. Portanto, uma pesquisa sobre o assunto é fundamental para