a missão
Tornando assim o trabalho das missões mais complicado, pois os colonos capturavam os índios a fim de manter um comércio escravo, o que influenciavam estes novos escravos com seus maus costumes e com suas condutas cristãs.
Destaca-se ainda o fato descrito no filme, que para os índios sobreviverem a tantos conflitos e novos conhecimentos, estes desenvolveram mecanismos que permitisse organizar os conflitos, e as variedades da cultura europeia dentro da sua. Mesmo assim esses índios não compreendiam os ensinamentos cristãos, pois aprendia uma doutrina a qual pregava a monogamia, a bondade, o ser justo e posteriormente observavam os colonos cristãos desrespeitando os ensinamentos de Deus e dogmas da Igreja Católica.
Dessa forma podemos imaginar como estes conceitos eram de difícil entendimento para o indígena, pois os preceitos ensinados não regulavam a vida dos colonizadores, ou seja, pregavam uma coisa e faziam o oposto. Por fim acredito que o filme, é de grande valia para nós, pois apresenta diversos fatos históricos necessários ao nosso entendimento, fazendo-nos compreender a natureza da colonização e suas dificuldades, tanto para os indígenas quanto para os colonos. Deixa claros os problemas de se conviver com o próximo, ou desconhecido o qual traz em sua vivência uma tradição que não pode ser removida e apagada sem influenciar a do outro. Por fim no Brasil podemos percebe a influencia da cultura indígena, nos nomes de cidades, na medicina, nas artes plásticas, nas novas religiões e no homem, o qual acreditou um dia que poderia influenciar ou subjugar grupos indígenas sem ser influenciado ou sofrer resistências.