A Missao
Este filme começa por mostrar a crueldade e ignorância de uma tribo indígena que vivia nas matas de difícil acesso na América do Sul no século XVIII pois tinham assassinado um padre que tentava converte –los ao cristianismo, mas nao refere se estes Indios queriam já que eles tinham, já a sua religião e cultura. O filme teve como cenário As belíssimas paisagens da divisão entre Brasil, Argentina e Paraguai.
O filme retrata na perfeição a realidade da época , os europeus (Portugal e Espanha ) quando chegaram ao continente sul-americano quiseram fazer dos Índios os seus escravos e então havia muitos mercenários a capturar e a vender Índios . Neste filme os europeus são retratados como os “maus da fita “ e os Indígenas os “bons” o que por vezes não era bem sempre assim.
A cena em que o Padre Gabriel tem contacto com os Indígenas através da música desperta o espetador para o filme, pois ate aí o filme é um bocado aborrecido . No fim do filme mostra a crueldade dos Portugueses e Espanhóis ao quase dizimarem uma tribo inteira, muitas crianças inocentes foram mortas
“A que preço este continente foi dominado, colonizado e encontrou o progresso?” é a reflexão que surge na mente do