a mineraçao na america portuguesa
Somente no século XVIII é que a mineração realmente passou a dominar o cenário brasileiro, intensificando a vida urbana da colônia, além de terpromovido uma sociedade menos aristocrática em relação ao período anterior, representado pelo ruralismo açucareiro.A mineração, marcada pela extração de ouro e diamantes nas regiões de Goiás, Mato Grossoe principalmente Minas Gerais, atingiu o apogeu entre os anos de 1750 e 1770, justamente no período em que a Inglaterra se industrializava e se consolidava como uma potência hegemônica, exercendo umainfluência econômica cada vez maior sobre Portugal.
A mineração na América portuguesa
A descoberta do ouro no Brasil
Um império em declínio
Desde meados do século XVII,Portugal atravessava uma fase de graves problemas financeiros. O império português havia perdido para a Holanda o controle das principais rotas de comércio do Oceano Índico e grade parte das possessõescoloniais que possuía na Ásia. Além de haver uma queda do preço do açúcar nos mercados mundiais, que passaram a contar com o açúcar de melhor qualidade produzido pela França, Holanda e Inglaterranas ilhas do Caribe.
Várias tentativas para dinamizar a economia portuguesa vinham sendo feitas, como a reorganização da exploração comercial das colônias e ensaios da industrialização da economiaportuguesa na Europa. No entanto essas medidas mostraram-se insuficientes. Após anos de tentativas frustradas, os portugueses finalmente conseguiram encontrar jazidas de ouro em território americano.
Abusca pelo ouro
Já no século XVI, muitas expedições percorriam no interior do Brasil, organizadas por colonos ou pela própria coroa portuguesa, com o objetivo de explorar o território, buscar...