a mineraçao na america portuguesa
Em 1702 foi quando Portugal criou um Regimento das TerrasMinerais, que controlava a exploração, o que acabava por modificar a Carta Régia(1602), que estabelecia uma livre exploração, com o pagamento do quinto para a metrópole. Em 1720 foram criadas as Casas deFundição, que tinha por objetivo a tornar efetivo a cobrança do quinto, mas só entrou em vigor cinco anos depois. Já em 1735 haviam estabelecido um novo imposto a Capitação, que cobravam 17 gramas por ematividade na mineração, sendo que cinco anos antes o quinto passou por uma redução.
Em meados de 1750,conseguiram instituir o quinto por estimativa, que ficou conhecido como Finta. Já em 1765 foiestabelecido a derrama, uma cobrança do quinto atrasado.
A mineração
O interesse pela mineração, que era considerada nova fonte de lucros, começou quando a cana- de- açúcar estava em queda. Assim começa a chamada “corrida contra o ouro”, que foiprovocada em algumas regiões por desempregados, que partiram atrás da ideologia de se tornarem ricos, assim procuravam trabalho. Foi uma fase em que economia tinha se voltado para a extração mineral. MinasGerais, Mato grosso e Goiás foram as principais regiões. Após a descoberta das primeiras minas de ouro, o rei de Portugal tratou de organizar sua extração.
A mineração também foi desenvolvida atravésdo ouro aluvião, que era conhecido por suas características, um baixo nível técnico e um baixo esgotamento das jazidas.
Se casou com Bernarda Luís, era filha de Domingos Luís, que era chamado de ocoveiro e de Ana Camacho. Tiveram muitos filhos, uma geração numerosa, entre eles dois que se destacam bastante como, o Bandeirante Bartolomeu (O moço) Bueno, que tinha o mesmo nome do avô, tinha tambémo Amador Bueno que também era bandeirante havia sido agraciado com o nome de seu pai.