A Microgera O De Energia
Entre as tecnologias existentes na geração deste tipo de energia está a solar, que por meio de painéis fotovoltaicos convertem diretamente a energia solar em eletricidade através do efeito fotovoltaico.
Esta tecnologia apresenta um grande número de vantagens, sendo as principais: Alta confiabilidade, pelo fato de não ter peças móveis, o que é muito útil em aplicações em locais isolados.
A fácil instalação dos módulos, pois permite montagens simples e adaptáveis a várias necessidades energéticas, os sistemas podem ser dimensionados para aplicações de alguns miliwatts ou de kiloWatts.
O custo de operação é reduzido, a manutenção é quase inexistente, não necessita combustível, transporte, nem trabalhadores altamente qualificados.
Apresenta qualidades ecológicas, pois o produto final é não poluente, silencioso e não perturba o ambiente.
Como desvantagens apresentam os seguintes fatores: A fabricação dos módulos fotovoltaicos necessita de tecnologia muito sofisticada, e um custo de investimento elevado.
O rendimento real de conversão dum modulo é reduzido (o limite teórico máximo numa célula de silício cristalino é de 28%), face ao custo do investimento.
Os geradores fotovoltaicos raramente são competitivos do ponto de vista económico, em face de outros tipos de geradores, ex. os geradores a Diesel e Gasolina. A exceção restringe-se a casos onde existam reduzidas necessidades de energia em locais isolados e/ou em situações de grande preocupação ambiental.
Quando é necessário proceder ao armazenamento de energia sob a forma química (baterias), o custo do sistema fotovoltaico torna-se ainda mais elevado.
Outra forma de geração e por intermédio da Energia