A metamorfose do mercado de trabalho
Palavras chave: Empregabilidade, Mercado de Trabalho, Habilidade,
Competências, sistema de educação brasileiro, educação bancária.
RESUMO
O mercado de trabalho nada mais é do que o intercâmbio cotidiano de capacidade produtiva entre trabalhadores e empresas que, juntamente com suas instituições, alocam recursos e renda entre si. Verifica-se que o sistema do mercado de trabalho está em constantes mudanças, para atender e corresponder às exigências estabelecidas pela globalização e a gestão de informações que gera as mudanças no sistema dentro das instituições produtivas. Estas mudanças ocorrem todos os dias na sociedade capitalista mundial e levam os indivíduos que não possuem habilidades específicas à exclusão social. As mudanças que ocorrem no mercado de trabalho fazem com que todos os integrantes da sociedade ativa sejam obrigados a desenvolver habilidades e competências para se manterem empregados.
A habilidade de conseguir sobreviver no mercado de trabalho recebe o nome de empregabilidade, o individuo que não tem habilidade e competência para desenvolver a empregabilidade, está excluído do mercado Trabalho. Com as suas constantes mudanças de perfil profissional, o mercado de trabalho funciona como um elemento de exclusão social.
INTRODUÇÃO
O mercado de trabalho se comporta como um elemento de exclusão social, quando se divulga a falsa notícia que tem emprego para todas as pessoas qualificadas, mas não têm profissionais qualificados no mercado de trabalho, isso não é verdade, nota-se também que não passa de mero fator de transferências de responsabilidades social, aumentando a sensação de exclusão social do individuo, alimentada pela sua incompetência profissional, que não é absorvida pelo mercado de trabalho.
O individuo que não consegue construir competências profissionais para acompanhar as constantes mudanças de