A mente
3º ano B - Psicologia - noturno
A SUPERPERMISSIVIDADE ANSIOSA PRIMÁRIA
A CÓLICA DOS TRÊS MESES
A superpermissividade ansiosa primaria é uma atitude materna que Levy chamou de superproteção materna. Essa superpermissividade ansiosa Spock denomina “cólica dos três meses”, onde no círculo pediátrico é dado como um quadro clinico comum após a terceira semana de vida e segue ate o final do terceiro mês de vida do bebê. A cólica dos três meses ocorre durante o primeiro período de transição, que vai do somático (no nascimento) ate o inicio do funcionamento psíquico (marcado pela reação ao sorriso).
O bebe é alimentado quando apresenta o choro, essa alimentação pode acalmá-lo, mas é por um tempo relativamente curto, e o bebê apresenta novamente os sintomas da cólica. Mesmo que haja uma mudança de alimentação (seio ou mamadeira) ou se deixe o bebê sozinho, nada parece melhorar os sintomas da cólica. Atropina foi utilizada na tentativa de amenizar as cólicas, mas foi sem sucesso. As dores do bebe iniciam no período da tarde, essas dores duram por horas e depois cessam e iniciam novamente na tarde seguinte. As fezes não apresentam anormalidades, em alguns casos pode haver diarréia. Ao final do terceiro mês o distúrbio tende a desaparecer.
Weil, Finkelstein, Alarcon e Spock = as pesquisas realizadas apontaram um resultado onde crianças que estavam sobre os cuidados de instituições não apresentavam cólicas, diferente das crianças que estavam sobre os cuidados maternos. As explicações dadas era que as crianças que não apresentavam cólicas não tinham também o mimo dado pela mãe, já as que estavam apenas em contato com a mãe recebiam atenção constante e por conseqüência o mimo, o que causava as cólicas por causa da solicitude exagerada da mãe. Soto diz que, a rotina alimentar rigorosamente nos horários da instituição, e a ausência completa de solicitude materna explicam a imunidade dos bebês dessa instituição à