A menina do vale
John Harding
Eu imagino que o título “A menina que não sabia ler” tenha sido uma imitação de “A Menina que Roubava livros”, afinal o título original é “Florence and Giles”.
Confesso que fiz a analogia quando escolhi este livro pra ler e que o fato de ter gostado muito do outro influenciou mas fui surpreendida pela leitura…
Apesar do título não ter nada a ver, a menina não saber ler não é o centro da história, somente um fato, o livro é ótimo… É um mistério que te prende até o final, deixando sempre aquela vontade de voltar a ler pra saber o que vai acontecer depois.
O livro é narrado pela personagem principal, Florence, que ama seu irmãozinho Giles e passa o livro tentando proteger o irmão (deixando-o ao seu lado, sem se importar com as consequencias) e seu segredo: a biblioteca e o fato de saber ler.
Após a morte da preceptora de Giles no lago, chega a Sra Taylor, a nova preceptora que faz com que a dinâmica de vida deles mudem, que Florence se empenhe em descobrir segredos, tenha atitudes estranhas até chegar a um final surpreendente.
Para quem não gosta de finais ambiguos, vai odiar, afinal o livro deixa margem para o leitor tirar suas proprias conclusões e não é nada previsível, o que achei muito bom e me fez gostar ainda mais..
Nada de final feliz e tudo resolvido, ótimo pra pensar e estimular a criatividade…
Super